• Jônatas Catunda de Freitas

Como interpretar a biópsia da tireoidectomia

Fez uma cirurgia da tireoide e que entender o laudo histopatológico? Nesse texto vou te explicar em detalhes o que cada informação da biópsia da tireoidectomia signi ca!

É câncer, doutor?

No período entre a cirurgia e a consulta de retorno para mostrar a biópsia os pacientes costumam ficar muito ansiosos por saber qual foi o resultado da cirurgia. Muitos deixam para mostrar o laudo do exame para mim ainda lacrado. Outros se atrevem a ler e chegam ainda mais preocupados pois os termos técnicos assustam. A pergunta que todos querem saber a resposta é se é câncer ou não, e, se for câncer quais são as chances de escapar.

2 tipos de resultado

De uma maneira simples de entender: – O resultado pode ser BENIGNO: bócio colóide adenomatóide, adenoma folicular ou tireoidite. Isso signi ca que os nódulos não eram câncer e não necessitam de nenhum tratamento adicional. Essas doenças não voltam e o paciente ca curado. Nos casos de tireoidectomia parcial podem aparecer no lado da tireoide que sobrou, mas crescem lentamente e muitas vezes não há necessidade de uma nova cirurgia – apenas 10% precisa operar o outro lado.