• Jônatas Catunda de Freitas

Como é a recuperação da cirurgia da tireóide?

Tem medo de operar porque não sabe como vai ser a recuperação? Neste artigo vou te explicar tudo sobre como vai ser depois da tireoidectomia!

Tireoidectomia = Cirurgia da tireóide

A tireoidectomia é uma cirurgia segura e a maioria dos pacientes se recuperam muito bem, melhor até do que eles esperavam. Não costumam sentir dor mas pode ser que sintam, não altera a voz mas isso pode acontecer, os níveis de cálcio podem baixar, alguns riscos não temos como prever. É comum termos algum receio antes de qualquer procedimento, por isso é importante saber o que vai acontecer e como vai ser.

Como vai ser no dia da cirurgia

Resumidamente – você vai chegar no hospital em jejum, vai se internar, vão te levar para o centro cirúrgico, o anestesista vai conversar com você e aplicar a anestesia para você dormir, induzir a anestesia geral, depois vai intubar e manter você em uma espécie de coma induzido respirando por aparelhos. Enquanto isso eu faço a tireoidectomia sem que você sinta nada. Ao acordar da anestesia você estará com o tubo orotraqueal na boca, é uma sensação desagradável mas evite se agitar e fazer movimentos bruscos para que não haja sangramentos. O tubo só pode ser retirado quando você estiver consciente e acordada.

Retirado o tubo, você será levada para a sala de recuperação e cará lá por em média duas horas – a maioria dos hospitais não permite acompanhante neste local. Desde esse momento em diante, você não sentirá dor pois estará tomando medicações direto na veia. Depois será levada para o seu apartamento para descansar. Não há problema algum em falar ou receber visita. Nas p