Entenda os riscos e saiba quais são as possíveis complicações da tireoidectomia

Precisa fazer a tireoidectomia mas está preocupada com os riscos dessa cirurgia? Entenda quais são as suas chances nesse artigo!

Algumas pacientes deixam de se operar por conta do medo da cirurgia, mesmo quando tem um câncer de tireóide que o tratamento é cirúrgico. Olhando para o passado, a cirurgia da tireóide já foi tão perigosa que diziam ser impossível retirar a tireóide sem matar o paciente. Mas com a evolução das técnicas cirúrgicas e anestésicas, atualmente é uma cirurgia extremamente segura. Para você ter uma idéia, vivemos em um país tão perigoso e violento que o risco de você sofrer um acidente e morrer no caminho do hospital é maior do que o risco de morrer de uma tireoidectomia!

Sempre deixo bem claro quais os riscos e o que pode acontecer após a cirurgia, pois todo procedimento médico tem seus riscos. Apesar de tão baixos quanto 0,0005%, você pode ganhar nessa loteria de azar. Saiba que vou tomar todas as precauções para evitar que isso aconteça e que todas as complicações tem tratamento. A decisão de realizar uma cirurgia é do paciente, pois é ele que vai deitar na maca, ficar inconsciente e ser cortado. Para isso ele deve conhecer os riscos e confiar no cirurgião!

O objetivo desse texto não é te alarmar nem te assustar, mas esclarecer o que pode acontecer. Se a cirurgia foi bem indicada, ele tem que ser realizada pois os benefícios de operar superam os riscos. Para ler mais sobre as indicações da tireoidectomia clique aqui.

Fatores relacionados à complicações

Em toda cirurgia, a chance de qualquer complicação acontecer estão relacionadas a esses fatores:

1. ao paciente