Planos de saúde

Para oferecer um serviço de qualidade e atendimento como eu gostaria de ser tratado, realizo apenas atendimento particular. Vejo muitos colegas operando 10 cirurgias num dia, virando a noite em plantões e no dia seguinte mais cirurgias. Eu não gostaria de ser operado por um médico cansado. Algumas decisões durante a cirurgia podem trazer consequências para o resto da vida do paciente, e é preciso estar muito bem preparado fisicamente e mentalmente para assumir essa responsabilidade.

file.jpg
 

Por que deixei de atender por planos?

Quando comecei minha carreira atendia diversos planos de saúde e foi uma grande decepção. 

  1. Não me trouxeram pacientes como eu achava que trariam. É comum acreditar que pagam menos mas vão trazer um volume elevado de pacientes. Mesmo fazendo marketing, poucos pacientes marcavam consulta e alguns deles eram bem incômodos…

  2. Havia pacientes arrogantes que, por pagarem caro pelo plano, se achavam superiores e me tratavam de forma quase desrespeitosa, demandando solicitações de exames desnecessários e encaminhamentos para procedimentos desnecessários como forma de compensar o valor pago pelo plano.

  3. Havia pacientes que vinham para a consulta só para testar se os médicos anteriores estavam fazendo correto. Alguns diziam logo no começo da consulta, outros não diziam mas era possível saber pois havia o nome do colega na requisição dos exames. Uma relação que se iniciava com desconfiança.

  4. O valor que os planos pagavam por cirurgia era baixíssimo e, para compensar, via colegas utilizando códigos errados ou solicitando aparelhos desnecessários para receber compensação por fora, como se pagar mal justificasse fraudar o sistema.

  5. Alguns planos demoravam meses para repassar o pagamento. Já cheguei a esperar 13 meses para receber o auxílio de uma cirurgia. E em alguns casos eles simplesmente não pagam, glosam o procedimento. Essas condições são inaceitáveis para a quantidade de responsabilidade envolvida. 

 

Alternativa para quem tem plano de saúde

Muitas pessoas que tem plano de saúde não sabem, mas é possível fazer cirurgia com um cirurgião que não atende por plano como é o meu caso. Existem duas formas disso acontecer:

1 – Parte hospitalar pelo plano


É possível conseguir passar a guia da cirurgia no nome do meu auxiliar, assim o paciente consegue a parte hospitalar, anestesista, cirurgião auxiliar e biópsias tudo pelo plano, ficando apenas a minha parte por fora. Tenho feito muitas cirurgias dessa forma, de pacientes que tem planos como UNIMED, HAPVIDA, IPM, ISSEC…e planos de outros estados que aceitem intercâmbio.


2 – Reembolso


Alguns planos de saúde oferecem a modalidade de reembolso – o paciente paga o valor total da cirurgia (ou apenas a parte do cirurgião) e com o recibo pode solicitar o reembolso pelo plano, que vai devolver parte do valor ou até o valor integral. Isso vai depender muito do plano de saúde, por isso precisa saber se o seu dá direito a essa modalidade.

15x21.jpg
 

Pode pedir exames pelo plano?

Sim!

Todos os exames e tratamentos solicitados por um médico não-credenciado ao plano de saúde podem ser feitos pelo plano, desde que tenha cobertura. 

Resolução CONSU 8/1998