Como é feito o acompanhamento do câncer de tireóide?

Tireoglobulina? Anti-tireoglobulina? Ultrassom do pescoço? Entenda melhor como é feito o acompanhamento do câncer de tireóide! Todo paciente que teve câncer deve fazer acompanhamento médico para o resto da vida. Isso porque em todo câncer existe o risco de voltar, mesmo os de baixo risco. As vezes em alguns meses, as vezes em alguns anos ou até em décadas. No câncer de tireóide, a recidiva pode ser local, algum nódulo no pescoço, ou à distância – nódulos no pulmão, fígado ou ossos, porém é bem raro de isso acontecer.

Tratamento do câncer de tireoide

O tratamento do câncer de tireóide envolve cirurgia, radioiodoterapia e terapia supressiva. O principal é a cirurgia, que pode ser parcial, total ou total com esvaziamento, e os outros tratamentos são adjuvantes. Quanto mais agressiva for a doença, mais agressivo será o tratamento. É por isso que alguns pacientes fazem apenas a tireoidectomia parcial e ficam curados, enquanto outros precisam ser operados várias vezes, fazer radioiodoterapia mais de uma vez… Cada caso é um caso.

Você pode ler um pouco mais sobre o tratamento nesse link: Câncer de tireoide – como é o tratamento!

Acompanhamento do câncer de tireóide

No seguimento do câncer de tireóide, existem alguns exames que nos ajudam a detectar precocemente as recidivas.

Ultrassom cervical

O ultrassom cervical avalia a região onde estava a tireóide e os linfonodos recorrenciais, o primeiro onde a doença pode voltar. Também rastreia a cadeia lateral e os níveis II a V à procura de linfonodos suspeitos. A frequencia de realizar esse exame após a cirurgia varia de cada caso. Em geral uma vez por ano é su ciente. Outros exames muito importantes são: TSH, T4 livre, Tireoglobulina e Anti-tireoglobulina, que devem sempre ser feitos em conjunto pois os valores de um podem interferir no outro. Vamos por partes:

TSH e T4 livre

Mostram a função tireoidiana e a reposição hormonal, avaliando como está a terapia supressiva. Todo paciente tratando de carcinoma papilífero deve car com TSH supresso, próximo a 0,1. Casos mais agressivos devem car com valores até menor do que isso, e casos de baixo risco entre 0,1 e 2. Isso é importante pois inibe o crescimento de recidivas. Tanto o paciente deve tomar religiosamente a medicação todos os dias quanto a dose deve se ajustada e aumentada até atingir esses valores de TSH. Após alguns anos e sem sinais de recidiva, é possível reduzir o grau de supressão para evitar consequências como fibrilação atrial e osteoporose.

Tireoglobulina e anti-tireoglobulina

Tireoglobulina é uma proteína produzida EXCLUSIVAMENTE pela tireóide para armazenar iodo. A vantagem desse exame é que quando a tireóide é removida, o exame de sangue não detectará nada de tireoglobulina e cará zerado, na maioria dos casos. Esse exame é extremamente importante pois quando ele começa a subir, é um sinal bem precoce de que a doença vai recidivar, permitindo tratamento precoce e chance de cura ainda muito boa!

A anti-tireoglobulina é um anti-corpo que ataca a tireoglobulina, comum nos pacientes que tem Tireoidite de Hashimoto. Na maioria dos pacientes ela é negativa, mas quando positiva ela atrapalha a dosagem da tireoglobulina no seguimento do câncer, pois faz com que o exame de tireoglobulina dê negativo sem realmente ser negativo. Nesses casos acompanhamos os valores de anti-tireoglobulina para prever se a doença vai recidivar ou não, mas não é tão con ável quanto a tireoglobulina.

TSH / Tireoglobulina / reposição de hormônio

Quanto maior for a dose da reposição de hormônio, menor serão os valores de TSH e de Tireoglobulina, e vice e versa. Caso haja alteração na dose do hormônio, isso causará também variação nesses exames. É por isso que sempre dosamos todos os 4 juntos, em cada consulta. Se a tireoglobulina começa a subir, devemos sempre olhar como está o TSH e a dose da levotiroxina para saber se é um aumento real ou apenas flutuação devido aumento do TSH/redução da dose do hormônio.

Resposta ao tratamento

A ATA classificou os pacientes após o tratamento em quais deram certo e quais vão apresentar recidivas.

1. resposta completa ao tratamento

2. resposta indeterminada

3. resposta bioquímica incompleta

4. recidiva estrutural

Entrarei em detalhe sobre cada uma dessas classificações nos próximos posts.