• Jônatas Catunda de Freitas

Exame de tireóide – Entenda cada um!

Quer saber quais exames dão o diagnóstico das doenças da tireóide? Neste artigo vou te mostrar como interpretar o resultado de cada exame!

Quais são os principais exames?

Antes de começar quero que você saiba que nenhum exame complementar substitui uma consulta com um especialista! Não utilize essas informações para auto- diagnóstico e auto-tratamento, ok?! Em Medicina existem 2 grupos de exames, os exames laboratoriais e os exames de imagem.

Exames laboratoriais

São os exames de sangue. Em tireóide, os principais exames são o TSH e o T4 livre – mostram um aspecto geral da função e da produção de hormônios da glândula. Devem ser solicitados em exames de rotina pois as doenças da tireóide são muito frequentes. No hipotireoidismo, o TSH está alto e o T4 livre está baixo. No hipertireoidismo é o contrário – TSH baixo e T4 livre alto.

Também utilizo a dosagem de anticorpos anti-tireoidianos para avaliar as doenças auto-imunes da tireóide. A principal delas é a Tireoidite de Hashimoto. Nessa doença o anti-TPO (anticorpo anti-peroxidase ou anti-microssomal) e a anti-tireoglobulina estão alterados. Em estágio