top of page
  • Foto do escritorJônatas Catunda de Freitas

Punção da tireóide – quem precisa fazer esse exame?

Tem um nódulo na tireóide e quer saber se precisa fazer a punção da tireóide? Nesse artigo vou tirar essa dúvida!

PAAF – punção aspirativa por agulha fina

A PAAF é um dos principais exames utilizados para avaliar um nódulo na tireóide. O exame consiste em inserir uma agulha no nódulo e aspirar algumas células, para olhar no microscópio e saber se o nódulo é benigno ou maligno.

Todo nódulo tireoidiano precisa ser puncionado?

Não

Existem critérios para ajudar nessa decisão, baseado nas características do nódulo no ultrassom da tireóide. Atualmente mais de 90% dos nódulos descobertos não são palpáveis, por isso a punção deve ser guiada por ultrassom.

ATA – American Thyroid Association’s Guideline

O tratamento dos nódulos tireoidianos e do câncer de tireóide é conduzido baseado nos fluxogramas da ATA. A ultima edição, de 2015, mudou os parâmetros para se indicar a punção. A edição prévia de 2009 recomendava PAAF para todos nódulos acima de 1cm e para todos os nódulos menores do que 1cm suspeitos. A recomendação atual é mais conservadora, com o objetivo de evitar o overtreatment do câncer de tireóide – tratamento bem mais agressivo do que a própria doença.

São levados em consideração 3 critérios ultrassonográficos – Tamanho, composição e ecogenicidade.

Indicações

  1. Nódulos menores do que 1cm – apenas quando houver suspeita muito forte de ser um câncer agressivo, como sinais de invasão de estruturas fora da tireóide, presença de linfonodos cervicais aumentados ou história de câncer de tireóide na família.

  2. Nódulos suspeitos – sólidos hipoecóicos, microcalcificações, margens irregulares – acima de 1cm

  3. Nódulos baixa suspeita – sólidos isoecóicos ou hiperecóicos, margens regulares – acima de 1,5 cm

  4. Nódulos de suspeita muito baixa – mistos de aspecto espongiforme – acima de 2cm

  5. Cistos simples – não há indicação de puncionar

  6. Cada caso deve ser avaliado individualmente, e você deve decidir comigo em consulta se deve ou não fazer esse exame. Isso é muito importante porque o resultado da punção nem sempre é claro e definitivo, podendo até indicar uma cirurgia apenas para se ter uma confirmação diagnóstica.

Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet  ca difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar  informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.  Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser  marcar uma consulta comigo, clique aqui

Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page