O que é tireóide?

Fez um exame e descobriu um problema na tireóide ou esta preocupado se está com a tal tireóide?? Nesse artigo vou te ensinar o básico sobre as doenças desse órgão!

O que é tireóide?

A tireoide é uma glândula que regula o metabolismo e o funcionamento dos corpo. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, e possui formato de borboleta.

Você tem tireóide?

Quero começar esse texto corrigindo um erro comum que as pessoas fazem. TODO MUNDO TEM TIREÓIDE! (Ou pelo menos nasce com ela – tive que retirar a tireóide de várias pessoas…) O que algumas pessoas dizem ter tireóide é na verdade uma doença da tireóide.

Tipos de tireóide

De maneira bem simples, a tireóide tem 2 tipos de doenças. As doenças funcionais, relacionadas ao aumento ou diminuição de hormônios, e as doenças estruturais, nódulos e cistos que causam aumento da glândula, o chamado bócio.

funcionais – relacionadas aos hormônios

estruturais – os nódulos, bócio, câncer de tireóide

Doenças funcionais

As doenças funcionais são o hipotireoidismo, quando os hormônios tireoidianos estão baixos, e o hipertireoidismo, quando há hormônios demais.

O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide. Por algum motivo a quantidade de hormónios cai, deixando o metabolismo mais lento e causando ganho de peso, sonolência, fraqueza muscular, constipação, queda de cabelo. O tratamento envolve o uso de remédios – reposição do hormônio tireoidiano que está baixo. Quando está descompensado, é a causa da tal lenda que diz que “tireóide engorda”. Porém quando o tratamento é bem feito, não justi ca o ganho de peso – é fazer dieta e exercícios…

O hipertireoidismo é o contrário. A tireóide esta produzindo hormônios demais. E isso causa agitação, ansiedade, irritabilidade, insônia, perda de peso, tremores, palpitações. No hipertireoidismo, usamos remédios para reduzir a produção de hormônios.

O principal exame de sangue para saber se você está com alguma alteração na função tireoidiana é o TSH – no hipotireoidismo ele sobe, e no hipertireoidismo ele desce e ca muito baixo.

Essas doenças são tratadas na maioria dos casos apenas com remédios para deixar o corpo com a quantidade certa de hormônios, seja repondo o hormônio quando estiver baixo ou reduzindo a função da tireóide quando o hormônio estiver alto.

São doenças incuráveis, e geralmente é necessário tomar remédio para o resto da vida e acompanhar com exames de sangue para ir ajustando a dose da medicação.

Doenças estruturais

As doenças estruturais são lesões, caroços, que aparecem na tireóide, que ainda ninguém sabe o porquê. Não é necessário muita preocupação pois apenas 5% dos nódulos são malignos, e mesmo esses tem chance de cura em 99% dos casos. Os nódulos são assintomáticos na maioria dos casos. Quando são muito volumosos, maiores do que 4cm, podem comprimir estruturas próximas e causar sintomas, como entalo e engasgo.

O principal exame para diagnosticar os nódulos é o ultrassom da tireóide. E qual o tratamento? Nenhum, na maioria dos casos. Basta acompanhar periodicamente com ultrassom. Em alguns casos será necessário cirurgia, pois não existe remédio para desmanchar nódulo. Existe remédio para hipo ou hipertireoidismo! Se a sua vizinha toma remédio pra tireóide, o problema dela não deve ser nódulo! Em geral, os pacientes tem um tipo de problema ou outro, alguns tem os 2.

Tireóide dói?

É raro, mas pode doer. Na tireoidite aguda, uma inflamação da glândula, ela pode ficar dolorida. Mas na maioria dos casos não haverá dor alguma. Alguns pacientes vem com uma queixa de dor na garganta – não deve ter relação com a tireóide, pois ficaca localizada do lado de fora, anterior a traquéia.

As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem. Fiz esse site para tentar te ajudar.

Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas vejam esse conteúdo! Se você quiser marcar uma consulta comigo, clique aqui. Obrigado!