• Jônatas Catunda de Freitas

Você sabe quais são os sintomas das doenças da tireóide?

Ganho de peso? Queda de cabelo? Palpitações? Nódulo no pescoço? Neste artigo vou explicar quais são os sintomas das doenças da tireóide e quem trata!

Tipos de doenças da tireóide

A tireóide tem dois grupos de doenças:

funcionais – relacionadas aos hormônios

estruturais – os nódulos, bócio, câncer de tireóide

Veja esse vídeo para entender melhor:



Doenças funcionais

As doenças funcionais são o hipotireoidismo, quando os hormônios tireoidianos estão baixos, e o hipertireoidismo, quando há hormônios demais. O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide. Por algum motivo a quantidade de hormónios cai, deixando o metabolismo mais lento e causando:

  1. ganho de peso

  2. sonolência

  3. fraqueza muscular

  4. constipação

  5. queda de cabelo

O hipertireoidismo é o contrário. A tireóide está produzindo hormônios demais. E isso causa:

  1. agitação

  2. ansiedade

  3. irritabilidade

  4. insônia

  5. perda de peso

  6. tremores

  7. palpitações

Doenças estruturais

As doenças estruturais são lesões, caroços, que aparecem na tireóide, que ainda ninguém sabe o porquê. São os nódulos, cistos, bócio, câncer de tireóide. Não é necessário muita preocupação pois apenas 5% dos nódulos são malignos, e mesmo esses tem chance de cura em 99% dos casos.

Quais os sintomas dos nódulos?

Nódulos muito pequenos, menores do que 1cm não causam sintoma nenhum. Nódulos maiores podem causar sintomas compressivos, como:

  1. entalo

  2. engasgos

  3. dificuldade para respirar

Em muitos casos esses sintomas não são causados pelos nódulos, mas pela ansiedade da paciente em conjunto com outra doença muito comum – o refluxo laringofaríngeo.

Leia também:

Nódulo na tireóide – o que você precisa saber! O que é tireóide?

Tireóide dói?

É raro, mas pode doer. Na tireoidite aguda, uma inflamação da glândula, ela pode car dolorida. Mas na maioria dos casos não haverá dor alguma. Alguns pacientes vem com uma queixa de dor na garganta – não deve ter relação com a tireóide, pois fica localizada do lado de fora, anterior a traquéia.

Quem trata as doenças da tireóide?

Quando a tireóide não tem nenhum nódulo e está com o tamanho normal, são casos bons para serem acompanhados por um endocrinologista, pois é o especialista nas doenças hormonais.

Essas doenças são tratadas na maioria dos casos apenas com remédios para deixar o corpo com a quantidade certa de hormônios, seja repondo o hormônio quando estiver baixo ou reduzindo a função da tireóide quando o hormônio estiver elevado.

São doenças incuráveis, e geralmente é necessário tomar remédio para o resto da vida e acompanhar com exames de sangue para ir ajustando a dose do medicamento.

Quando há doença estrutural, principalmente os nódulos, o ideal é que o cirurgião de cabeça e pescoço acompanhe. O cirurgião de cabeça e pescoço é mais habituado a tratar o câncer de tireóide do que o endocrinologista, pois essa é uma das principais patologias que a minha especialidade trata, diferente do endocrinologista que também trata várias outras doenças. Por isso sabemos quando um nódulo é preocupante ou não, se deve ser puncionado ou apenas acompanhado através do ultrassom e quando está indicado a cirurgia.

Cirurgia da tireóide

Quanto à cirurgia, quem opera a tireóide é o cirurgião de cabeça e pescoço. Apesar de ser segura, não é um procedimento simples. A cirurgia envolve identificar e preservar 2 nervos extremamente delicados e fundamentais para a qualidade da fala, o nervo laríngeo superior e o nervo laríngeo recorrente. Também é necessário identificar e preservar as glândulas paratireóides, para evitar o hipoparatireoidismo, que causa a queda dos níveis de cálcio no sangue, sendo necessário repor cálcio tomando vários comprimidos ao dia.

Seguimento após a tireoidectomia

Após a tireoidectomia total, a retirada completa da glândula tireóide, a paciente pode ser acompanhada tanto pelo endocrinologista quanto pelo cirurgião de cabeça e pescoço.

Quando o resultado da biópsia é de doença benigna, é mais prático acompanhar apenas com o endocrinologista, para ir sempre ajustando a dose do hormônio tireoidiano.

Já no câncer, o ideal é que acompanhe com o cirurgião de cabeça e pescoço, pois vou analisar se há indicação de se fazer a radioiodoterapia, avaliar se há recidiva ou não – pois às vezes é necessário operar de novo quando o câncer volta.

Divergências entre médicos

O cirurgião e o endocrinologista nem sempre pensam igual nos casos de câncer. Costumo dizer que às vezes “Um diz para dobrar à esquerda, o outro diz para dobrar à direita” e a paciente fica confusa sem saber para qual lado ir. Isso acontece porque em medicina não há verdades absolutas. Nós interpretamos as evidências dos livros e artigos e adaptamos para cada caso. Por isso nem sempre há consenso entre as indicações dos próprios cirurgiões. Por exemplo, para um mesmo caso, um indica uma tireoidectomia total, o outro uma parcial e às vezes um terceiro diz que não é nem para operar. E não há como saber qual dos 3 está certo ou errado porque AINDA não existe certo ou errado. As pesquisas ainda não chegaram a uma conclusão sobre a melhor estratégia! O importante é você confiar no seu médico e fazer o que for necessário para o tratamento!

Sobre o site drtireoide.com

Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à esse conteúdo! Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser marcar uma consulta, clique aqui.

Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que é tireóide?

Fez um exame e descobriu um problema na tireóide ou esta preocupado se está com a tal tireóide?? Nesse artigo vou te ensinar o básico sobre as doenças desse órgão! O que é tireóide? A tireoide é uma g