Câncer de tireóide tem cura? Entenda essa doença

O câncer de tireóide é um medo que muitas pessoas tem, principalmente por não conhecer essa doença. Ao descobrir um nódulo na tireóide ou mesmo uma doença hormonal, já imaginam o pior cenário, que pode ser um câncer! Mesmo que seja, a boa notícia é que a chance de cura do carcinoma papilífero, o tipo responsável por quase todos os casos de câncer de tireóide, é altíssima, 99% dos pacientes obtém cura e não morrem dessa doenças, vivem a vida toda e morrem de outras causas.

O câncer de tireóide vem aumentando em incidência. Nos Estados Unidos, de 2012 para 2017, saltou do quinto câncer mais comum em mulheres para o segundo. Uma das causas é o aumento na detecção através do ultrassom – aparelhos cada vez mais avançados e portáteis disponíveis em qualquer local. Mas existem muitas evidências de que de fato esse câncer aparecendo em mais pessoas e ainda não sabemos a causa.

Existem 4 tipos de câncer de tireóide:

Carcinoma Papilífero – É o mais comum, responsável por 95% dos casos, e a maioria de tudo o que você lê sobre câncer de tireóide é sobre ele. Tem altas taxas de cura, 95% em 30 anos. Não existe fator causal conhecido. Ninguém sabe por que ele surge nem você tem culpa de adquiri-lo. As chances de cura são muito boas mas ja vi pacientes morrerem por causa dele. Geralmente pacientes que não se cuidaram e deixaram o tumor crescer demais, procuraram ajuda muito tarde, com lesão volumosa do tamanho de