Hipotireoidismo
Tireoidite de Hashimoto tem cura?
Resposta
Dr. Jônatas Catunda responde
A tireoidite de Hashimoto não tem cura no sentido de eliminar a doença autoimune, porque ela acontece quando o próprio sistema imunológico passa a atacar a tireoide, e hoje não existe um tratamento capaz de “desligar” definitivamente esse mecanismo. O que nós fazemos é controlar muito bem as consequências dela, o hipotireoidismo, fazendo reposição adequada de levotiroxina quando necessário. Com o acompanhamento correto, exames periódicos e ajuste fino da dose, a grande maioria dos pacientes leva uma vida absolutamente normal, sem limitação, com qualidade de vida preservada. O mais importante é manter seguimento regular para garantir que os níveis hormonais estejam sempre equilibrados.
Perguntas Relacionadas
Outras dúvidas que podem te interessar
Artigos Relacionados
Aprofunde seus conhecimentos
Hipotireoidismo
Tireoide, Peso e Metabolismo: Engorda ou Emagrece? | Guia Completo 2026
Hipotireoidismo causa ganho de 2-5kg (não 20kg!). Hipertireoidismo pode causar perda de peso. Levotiroxina não emagrece. Saiba a verdade sobre tireoide e peso com Dr. Jônatas Catunda.
Hipotireoidismo
Hashimoto: Tireoidite Autoimune - Sintomas, Diagnóstico e Tratamento 2026
Tireoidite de Hashimoto é doença autoimune que destrói a tireoide causando hipotireoidismo. 10x mais comum em mulheres. Sintomas: fadiga, ganho de peso, depressão. Diagnóstico: Anti-TPO positivo + TSH alto. Tratamento: levotiroxina vitalícia. Dr. Jônatas.
Hipotireoidismo
Hipotireoidismo: Sintomas, Causas e Tratamento Completo 2026
Hipotireoidismo causa cansaço, ganho de peso, queda de cabelo, frio e depressão. Principal causa: Hashimoto (autoimune). Diagnóstico: TSH alto. Tratamento: levotiroxina (Puran T4, Euthyrox). Dose individual, ajuste conforme TSH. Dr. Jônatas Catunda explica.
Vídeos Relacionados
Veja explicações em vídeo

🔴 O que é hipotireoidismo - Dr Tireóide Responde #03#
Hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide! Pode ser causado pela Tireoidite de Hashimoto ou após a tireoidectomia total! A tireoidite é diagnosticada através da dosagem dos auto-anticorpos - Anti-TPO e Anti-tireoglobulina. Quando alterados mostram que - ou a pessoa já tem o hipotireoidismo (TSH e T4 livre alterados) ou a pessoa poderá desenvolver ao longo dos anos. O ultrassom da tireóide também já pode apresentar sinais de tireoidite - parênquima difusamente heterogêneo! ▶Participe do quadro Dr Tireóide Responde - Todas as quartas, 19hs, ao vivo aqui no Youtube! ▶Todos os vídeos do Dr Tireóide Responde: https://www.youtube.com/watch?v=FFUHIAkLDIM&list=PLCzZStW9zgLFZ1q_GBa6L1D9M3ywoZa19 ▶Dr. Jônatas Catunda Cirurgião de cabeça e pescoço CRM 14951 RQE 8522 ▶Deixe suas dúvidas nos comentários! A sua dúvida pode ser a mesma de milhares de pessoas que não tiveram coragem de perguntar! ▶Esse canal é meramente educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou auto tratamento! ▶Respeito todas as resoluções do Conselho Federal de Medicina - os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativo e não são divulgados endereço ou telefone de consultório, clínica ou serviço. "A única propaganda efetiva do médico é através do paciente bem cuidado, bem tratado e bem operado. O bem estar do paciente cria uma corrente de confiança." Ivo Pitanguy ▶Inscreva-se no canal! http://bit.ly/2FfNPIn ▶Redes sociais - entre em contato! ▶Redes sociais Inscreva-se no canal! http://bit.ly/2FfNPIn Site - https://drjonatascatunda.com Facebook - @drjonatascatunda Instagram - @drjonatascatunda Whatsapp - https://wa.me/5585981072268 #tireoide Nesse canal você vai encontrar muita informação de qualidade sobre doenças da tireoide como hipotireoidismo, hipertiroidismo, câncer de tireoide, nódulos na tireoide. E também sobre temas variados da especialidade cirurgia de cabeça e pescoço, como câncer de boca, de laringe, linfonodos aumentados no pescoço! Produzidos por um especialista no assunto, Dr Jônatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, professor universitário de Anatomia humana, mestre em cirurgia pela UFC, doutorando pela UFC.

Tireoidite de Hashimoto sem hipotireoidismo - o que fazer?
▶Dr. Jônatas Catunda Cirurgião de cabeça e pescoço CRM 14951 RQE 8522 ▶Esse canal é meramente educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou auto tratamento! ▶Respeito todas as resoluções do Conselho Federal de Medicina - os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativo e não são divulgados endereço ou telefone de consultório, clínica ou serviço. Seja membro do canal e veja vídeos exclusivos: https://www.youtube.com/channel/UCpL7uBcRElpdP7yEb-9vcgA/join Inscreva-se no canal! http://bit.ly/2FfNPIn Site - https://drjonatascatunda.com Instagram - @drjonatascatunda Consulta online - https://drjonatascatunda.com/consultaonline Whatsapp - 85 98107.2268 #tireoide Nesse canal você vai encontrar muita informação de qualidade sobre as doenças da tireoide como hipotireoidismo, hipertiroidismo, câncer de tireoide, nódulos na tireoide. E também sobre temas variados da especialidade cirurgia de cabeça e pescoço com câncer de boca, de laringe, linfonodos aumentados no pescoço! Produzidos por um especialista no assunto, Dr Jônatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, professor universitário de Anatomia humana, mestre em cirurgia pela UFC, doutorando pela UFC.

Tireoide pode acelerar os batimentos e causar taquicardia?
Taquicardia, batimentos acelerados, frequência cardíaca acima de 100 bpm pode ser um sinal de hipertireoidismo. Pode aparecer em quem tem de fato hipertireoidismo causado por Doença de Graves, Plummer ou Tireoidite de Hashimoto. Mas quem tem hipotireoidismo e faz reposição de levotiroxina também precisa ficar atento a esse sinal pois indica que a dose da medicação talvez esteja alta e precise ser reduzida. ▶Esse canal é meramente educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou auto tratamento! ▶Respeito todas as resoluções do Conselho Federal de Medicina - os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativo e não são divulgados endereço ou telefone de consultório, clínica ou serviço. ▶Dr. Jônatas Catunda Cirurgião de cabeça e pescoço CRM 14951 RQE 8522 Inscreva-se no canal! http://bit.ly/2FfNPIn Site - https://drjonatascatunda.com Facebook - @drjonatascatunda Instagram - @drjonatascatunda Consulta online - https://drjonatascatunda.com/consultaonline Whatsapp - 85 98107.2268 #tireoide Nesse canal você vai encontrar muita informação de qualidade sobre doenças da tireoide como hipotireoidismo, hipertiroidismo, câncer de tireoide, nódulos na tireoide. E também sobre temas variados da especialidade cirurgia de cabeça e pescoço, como câncer de boca, de laringe, linfonodos aumentados no pescoço! Produzidos por um especialista no assunto, Dr Jônatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, professor universitário de Anatomia humana, mestre em cirurgia pela UFC, doutorando pela UFC.
Tem mais dúvidas sobre tireoide?
Envie sua pergunta e o Dr. Jônatas responderá em breve.
Fazer uma pergunta