• Jônatas Catunda de Freitas

Sobre cirurgia particular com o Dr Jônatas Catunda

Atualizado: Fev 9

Todos os dias recebo várias mensagens de pessoas interessadas em ter mais informações sobre como fazer a cirurgia comigo.


No Brasil existem 3 possíveis caminhos para conseguir uma cirurgia: pelo SUS, por plano de saúde e particular.


Infelizmente o sistema público é sobrecarregado e em muitos estados a espera até conseguir realizar uma cirurgia pode durar anos. E os planos de saúde, apesar de ter uma rede hospitalar melhor do que a do SUS, o atendimento muitas vezes deixa a desejar – atendimentos muito rápidos prejudicam a qualidade.


A cirurgia particular é uma alternativa a esses 2 cenários e vem se tornando cada vez mais comum, a medida que os hospitais e os médicos vão facilitando o acesso as cirurgias com novas formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes. Para as cirurgias plástica, é muito comum operar particular. Mas para outras cirurgias ainda existe uma cultura de esperar pelo SUS ou pelo plano, mesmo que o problema esteja incomodando muito.


Para oferecer um serviço de qualidade e atendimento como eu gostaria de ser tratado, realizo apenas cirurgias particulares. Marco apenas um ou 2 casos por turno para operar sem pressa e me dedicando ao máximo em cada caso, sem sofrer pressão de gestores ou de uma fila muito longa. Consegui montar uma equipe de excelência com profissionais extremamente capacitados e humanos, que tem a mesma filosofia de trabalho que eu, apaixonados pelo que fazem e comprometidos com os melhores resultados.


Pacientes que não tem plano de saúde


Nesses casos o paciente arca todos os custos, a parte hospitalar e a minha equipe, e isso é feito através dos pacotes – um valor fechado que inclui tudo o que for necessário para os casos mais comuns.


No Hospital Central de Fortaleza (onde faço quase todas as minhas cirurgias atualmente), os valores são bem acessíveis se comparados a outros hospitais da cidade. É um hospital com foco em cirurgias particulares, principalmente cirurgias plásticas. Possui equipe de enfermagem bem treinada e humana, e estrutura adequada para a maioria dos casos, incluindo UTI e emergência caso necessite.


No pacote hospitalar estão inclusos todos os medicamentos, materiais e curativos necessários para a cirurgia. Não estão inclusos exames laboratoriais ou de imagem, nem antibióticos ou medicamentos de alto custo, que podem vir a ser necessários em casos de intercorrência.


Para a cirurgia da tireóide, está incluso:

  1. Uma diária hospitalar, apartamento ou enfermaria

  2. Aluguel do Centro cirúrgico

  3. Leito na Sala de Recuperação

  4. Equipe de enfermagem

  5. Exame histopatológico (biópsia da cirurgia)

Os custos com a equipe são fixos e não vão mudar. Os custos hospitalares podem subir caso necessite aumentar o tempo de internação ou surjam intercorrências. Isso é algo bem raro de acontecer pois fazemos o preparo pré-operatório justamente para evitar surpresas. Mas nesses casos, o adicional é acertado diretamente com o hospital no momento da alta.


Quanto a parte da minha equipe, está incluso no pacote básico da tireoidectomia:

  1. Honorários dos 2 cirurgiões de cabeça e pescoço e anestesista

  2. Avaliação vocal pré e pós com Fonoaudióloga

  3. Duas sessões de bandagem elástica e laserterapia para melhorar a cicatrização e prevenir a formação de seroma

  4. Curativo especial Opsite Post-op visible – aplicado no 1o PO, dura 3 dias, dispensando troca de curativo em casa

Também é possível contratar um adicional para incluir a equipe multidisciplinar completa e ter melhores resultados pós-operatórios:

  1. Consulta pré-operatória com o Anestesista

  2. Duas visitas domiciliares da Enfermeira no 3o e 8o PO

  3. Segunda aplicação do Curativo especial Opsite Post-op visible

  4. Retirada dos pontos

  5. Avaliação pré e pós OP com Nutricionista

  6. Avaliação pré e pós OP com Psicólogo

Pacientes de outros estados


Tenho atendido pessoas de todo o Brasil que vem até Fortaleza para fazer a cirurgia da tireóide comigo. Nesses casos, iniciamos a avaliação pela consulta online, onde vejo se o caso realmente é cirúrgico e qual seria a melhor cirurgia. Fazemos o preparo pré-operatório à distância – solicito os exames e o paciente vai enviando assim que saem os resultados para detectar alguma alteração antes de viajar.


Como opero nas quartas, o paciente precisa estar em Fortaleza na terça pela manhã para uma avaliação presencial, para examinar o pescoço e rever todos os exames. Interna e opera na quarta, recebe alta na quinta, segunda faz um retorno com a fonoaudióloga, sexta tem um retorno comigo para tirar os pontos e ver o resultado da biópsia. Depois disso já pode viajar para casa – pelo menos 10 dias em Fortaleza. Na grande maioria dos esse período é suficiente para detectar e tratar qualquer complicação leve que possa ocorrer, como o hipoparatireoidismo.


Pacientes que tem plano de saúde


Muitas pessoas que tem plano de saúde não sabem, mas é possível fazer cirurgia com um cirurgião que não atende por plano como é o meu caso. Existem duas formas disso acontecer:


1 – Parte hospitalar pelo plano


É possível conseguir passar a guia da cirurgia no nome do meu auxiliar, assim o paciente consegue a parte hospitalar, anestesista, cirurgião auxiliar e biópsias tudo pelo plano, ficando apenas a minha parte por fora. Tenho feito muitas cirurgias dessa forma, de pacientes que tem planos como UNIMED, HAPVIDA, IPM, ISSEC…e se forem de outros estados, que aceitem intercâmbio.


2 – Reembolso


Alguns planos de saúde oferecem a modalidade de reembolso – o paciente paga o valor total da cirurgia (ou apenas a parte do cirurgião) e com o recibo pode solicitar o reembolso pelo plano, que vai devolver parte do valor ou até o valor integral. Isso vai depender muito do plano de saúde, por isso precisa saber se o seu dá direito a essa modalidade.


Quero operar com Dr Jônatas, e agora?


O próximo passo é marcar uma consulta, presencial ou online, para avaliarmos a indicação da cirurgia e os possíveis riscos envolvidos.


Pode agendar uma consulta online nesse link – CONSULTA ONLINE

Pode agendar uma consulta presencial em uma das clínicas onde atendo – CONSULTA PRESENCIAL

Para saber os valores dos pacotes, pode solicitar para a minha secretária a tabela atualizada – CLIQUE AQUI


Whatsapp Profissional do Dr Jônatas Catunda – Clique aqui


Existem valores mais acessíveis para pagamento em dinheiro à vista e sem recibo, tanto para o pagamento do hospital como da equipe. Caso tenha interesse, solicite os valores por mensagem


Informações importantes


Quais casos tem indicação de cirurgia


Como se preparar para a cirurgia da tireóide


Como é a recuperação da cirurgia da tireóide

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo