Dr. Jônatas Catunda

Vídeo

Como é feita a biópsia da cirurgia da tireóide?

08 de setembro de 201915:2685.3K visualizaçõesNódulo e ultrassom

Sobre este vídeo

Descrição

Nesse vídeo mostro o passo a passo de como é feita a biópsia da cirurgia da tireóide. O exame histopatológico é realizado após a cirurgia por um médico patologista, e é extremamente importante para dizer se uma lesão é benigna ou maligna. Após removida, a tireóide passa por uma série de etapas até ser analisada no microscópio. Agradecimento especial ao Dr Fábio Gurgel, médico patologista do Viden Patologia que me recebeu no seu laboratório e me mostrou todas as etapas desse exame. Grande aprendizado que compartilho aqui com vocês!

Tópicos

exame de biopsiaimunohistoquimicacongelaçãobiópsia da cirurgia da tireóidecomo saber se um nodulo é maligno ou benignoViden Patologiamédico patologistamedico patologistahistopatologiconodulo na tireoidetumor malignobiopsia da tireoidebiopsia do nodulo na tireoidebiopsia da tireoidectomiamacroscopiamicroscopia
Dr. Jônatas Catunda

Sobre o autor

Dr. Jônatas Catunda

CRM-CE 14951 • RQE 8522

Cirurgião de Cabeça e Pescoço, especialista em tireoide. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Cirurgia Geral no Instituto Dr. José Frota e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital Universitário Walter Cantídio. Mestrado e Doutorado pela UFC.

Por que isso importa para você

• Explicação clara de exames como ultrassom, PAAF, Bethesda, tireoglobulina e risco cirúrgico

• Experiência prática com casos de nódulo, câncer de tireoide, linfonodos e seguimento

• Conteúdo feito para ajudar o paciente a decidir melhor, não para assustar ou empurrar tratamento

Professor de Anatomia
13 anos de formado
470k+ inscritos no YouTube

Depois do vídeo

Tem um laudo de ultrassom ou de PAAF na mão?

Leve o laudo do ultrassom, da PAAF ou do Bethesda para uma leitura feita no contexto do seu caso.

Continue assistindo

Outros vídeos para você.

Ver todos os vídeos