• Jônatas Catunda de Freitas

Um pouco sobre mim

Atualizado: Fev 9

Decidi escrever esse texto para te contar um pouco sobre o Dr Jônatas Catunda


Um pouco sobre mim. Sou cirurgião de cabeça e pescoço, uma especialidade médica que é pouco conhecida até mesmo pelos médicos. Para chegar até aqui, fiz seis anos de faculdade de medicina. Sou formado pela Universidade Federal do Ceará que é uma dos melhores do Brasil. Fiz dois anos de residência médica em cirurgia geral no IJF, um hospital de trauma referência em Fortaleza, e fiz mais dois anos de residência médica em cirurgia de cabeça e pescoço no Hospital Universitário Walter Cantídio, o hospital da Universidade Federal do Ceará, em um dos melhores Serviços de cirurgia de cabeça e pescoço do Brasil.


Desde o começo da faculdade comecei a ter contato com a anatomia do pescoço e percebi que gostava muito disso. Procurei a liga de cirurgia de cabeça e pescoço, que era um grupo de estudantes que fazia estágio e pesquisas nessa área e entrei para esse grupo. Comecei a acompanhar as cirurgias e me apaixonei desde o primeiro dia. Na primeira cirurgia que eu entrei meus olhos já brilharam, decidi que era aquilo que queria fazer para o resto da vida.


A cirurgia era uma glossectomia total com esvaziamento cervical, para remover um câncer agressivo. Quando vi o pescoço do paciente todo aberto mostrando toda a anatomia, não quis mais saber de outra especialidade. Durante toda a faculdade os colegas brincavam dizendo que eu não ia me formar médico mas sim cirurgião de cabeça e pescoço, pois gostava tanto que chegava a faltar aulas para acompanhar as cirurgias.


Atualmente atendo em Fortaleza e em algumas cidades do interior do Ceará. Atendo em Quixadá, Quixeramobim, Itapipoca, Itapajé e Maranguape. São cidades próximas da capital. Trabalho apenas no particular, então não atendo pelos planos nem pelo sus. E faço consultas, punções de nódulos na tireóide, laringoscopia e cirurgias dos pacientes que tratam comigo. Os pacientes do interior trago para operar em um hospital excelente de Fortaleza.


Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet  fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar  informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.  Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser  marcar uma consulta comigo, clique aqui

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo