Câncer de laringe – Sintomas, diagnóstico e tratamento!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Você sabia que o câncer de laringe é uma das principais doenças causada pelo cigarro?

O que é o câncer de laringe?

É uma doença que acomete principalmente homens, idosos e fumantes. Como no câncer de boca, a maioria dos pacientes chega tarde demais – doença em estágios avançados. É um tumor que começa pequeno e vai crescendo aos poucos até causar sérias consequências.

Quais os sintomas do câncer de laringe?

O principal sintoma é a rouquidão que não melhora, após duas semanas. A região mais acometida é a glote, onde estão as pregras vocais. Esse tumor pode continuar crescendo e causar também engasgos, entalo, di culdade para engolir e respirar, ou até mesmo causar parada total da respiração, por conta da obstrução da passagem do ar.

Quais os exames necessários para diagnosticar o câncer de laringe?

O principal exame para avaliar a laringe é a laringoscopia, que avalia a laringe por completo através de uma câmera. Se houver lesão suspeita de câncer, é necessário fazer uma biópsia para confirmar e dar inicio ao tratamento. Outro exame útil é a tomografia do pescoço, que avalia tanto o tumor da laringe mas também a presença de possíveis metástases linfonodais.

Qual é o tratamento do câncer de laringe?

Dependendo do estágio o tratamento pode ser cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação de tratamentos. A cirurgia pode ser endoscópica, parcial ou total. Na laringectomia total, retiro toda a caixa da voz e implanto a traqueia na pele, confeccionando um traqueostoma definitivo. Nesse caso o paciente perde totalmente a capacidade de falar, podendo reabilitar essa função através de algumas técnicas. O tipo mais comum é o CEC – carcinoma espinocelular.

subscribe

»

Câncer de laringe - Sintomas, diagnóstico e tratamento! | Dr Jônatas Catunda

play

🔴 Rouquidão - nódulos vocais, fendas, pólipos, paralisa de prega vocal - Dr Tireóide Responde #34#

Sintomas do Câncer de Cabeça e Pescoço | Dr Jônatas Catunda

Traqueostomia - Cirurgia #02# Passo a passo | Dr Jônatas Catunda

play

🔴 Dor na garganta pode ser nódulo na tireóide? - Doença do refluxo - Dr Tireóide Responde #38#

play

Laringoscopia e Nasofibrilaringoscopia - Como é? Quem precisa fazer esse exame?

Radioterapia - entenda como funciona esse tratamento! | Dr Jônatas Catunda

play

Câncer de garganta e o HPV - Sintomas, Diagnóstico e Tratamento | Dr Jônatas Catunda

TV diário - Mutirão Julho Verde HUWC UFC - 23/07/2018

Jornal da TV Ceará - Mutirão Julho Verde HUWC UFC - 23/07/2018

play

ACBG CEARÁ - Primeira reunião dos pacientes sobreviventes do câncer de boca e garganta do HUWC!

Rouquidão - Quando pensar em câncer de laringe? - Dr Jônatas Catunda

play

Diferenças do câncer de laringe em estágio inicial e avançado - Dr Jônatas Catunda

🔴Exames para detectar metástases e recidivas | Dr Tireóide Responde #53#

play

Tudo sobre Traqueostomia - Indicações, tipos, cuidados!

»

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]