• Jônatas Catunda de Freitas

Nódulo na parótida – Entenda essa doença!

A maioria das doenças das glândulas salivares são cirúrgicas. A parótida é a maior das glândulas que produzem saliva e ca localizada na região pré-auricular, próxima ao ângulo da mandíbula.

É a mais acometida por nódulos. 80% deles são benignos e o tipo mais comum é o adenoma pleomórfico. O tipo de câncer mais comum é o carcinoma mucoepidermóide.

Sintomas

O único sintoma é o aparecimento de uma massa endurecida na região da glândula. O nódulo costuma ser duro e cresce lentamente ao longo dos anos. Em alguns casos, o tumor pode invadir o nervo facial e causar paralisia facial, mas apenas em casos malignos.

Tratamento

O único tratamento é a cirurgia – parotidectomia. É uma cirurgia difícil pois o nervo facial, responsável pelos movimentos da face, atravessa a glândula e deve ser preservado para evitar a paralisia facial.



Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet  fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar  informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.  Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser  marcar uma consulta comigo, clique aqui.

Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo