top of page
  • Foto do escritorJônatas Catunda de Freitas

Cisto tireoglosso – a doença congênita mais comum do pescoço

Você provavelmente não conhece essa doença, mas ela é a anomalia congênita mais comum do pescoço!

O que é cisto tireoglosso?

Cisto tireoglosso é uma lesão formada por liquido que se acumula na região anterior do pescoço. É uma doença congênita, relacionado à migração da tireóide no desenvolvimento embrionário, que pode acometer crianças, adolescentes e adultos. A tireóide inicialmente surge na base da língua e desce pelo pescoço, formando o duto tireoglosso. Em algumas pessoas esse duto não se fecha e acumulo líquido, formando o cisto tireoglosso.



Quais os sintomas do cisto tireoglosso?

O cisto tireoglosso se apresenta com um nódulo visível e palpável na região mediana do pescoço, na altura do osso hióide. Geralmente é indolor, não cresce rápido, não é duro à palpação, geralmente é bem móvel.

Como se dá o diagnóstico?

O exame que confirma o diagnóstico é o ultrassom cervical. Tanto avalia e confirma que o conteúdo da lesão é de liquido, quando mede o tamanho. A punção também é útil pois confirma a natureza benigna da lesão.

Qual é o tratamento do cisto tireoglosso?

O tratamento é cirurgia, pois se permanecer o cisto, há risco dele infectar e causar um abscesso cervical! Mas geralmente é uma cirurgia tranquila, com poucas complicações e recuperação rápida. . Na cirurgia é necessário ressecar a porção anterior do osso hióide – cirurgia de Sistrunk, permitindo taxas altíssimas de cura!

Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet  fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar  informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.  Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser  marcar uma consulta comigo, clique aqui. 

Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page