• Jônatas Catunda de Freitas

Cirurgia de cabeça e pescoço – você conhece o essa especialidade?

A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica que trata os tumores, malignos ou benignos, da região da cabeça e pescoço. É uma área relativamente nova no Brasil e ainda não possui muitos especialistas formados. A especialidade surgiu como uma rami cação da cirurgia oncológica e ainda mantém os mesmos princípios.

Como é a formação do cirurgião de cabeça e pescoço?

Para atuar como Cirurgião de Cabeça e Pescoço é necessário 10 de anos de formação – 6 anos de graduação em Medicina, 2 anos de residência em Cirurgia Geral e mais 2 anos de residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Várias faculdades de Medicina ainda não possuem uma cadeira sobre CCP devido à falta de professores nessa área, por isso não é raro ter médicos que não sabem sobre as doenças dessa especialidade, o que gera um problema grave para os pacientes:

  1. Os pacientes não são encaminhados diretamente para o cirurgião de cabeça e pescoço, perdendo tempo importante para o tratamento – como nos casos de câncer de boca que são encaminhados para os odontólogos.

  2. Os pacientes são erroneamente encaminhados com urgência – como nos casos de nódulos na tireóide de baixa suspeita, que na maioria das vezes são benignos mas o desconhecimento faz com que o colega médico alarme o paciente sem necessidade.

Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

De uma maneira simples de entender, o cirurgião de cabeça e pescoço deve ser consultado quando houver qualquer um desses sintomas por mais de 15 dias:

  1. nódulos no pescoço (suspeita de algumas doenças da tireóide ou metástases)

  2. ferida na pele (suspeita de câncer de pele)

  3. afta na boca (suspeita de câncer de boca)

  4. rouquidão (suspeita de câncer de laringe)

  5. dor ao engolir ou engasgos (suspeita de câncer de faringe)

Isso é importante pois a melhor estratégia contra o câncer é o diagnóstico e o tratamento precoce!

Quando NÃO procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

Para evitar consultas desnecessárias, é importante saber que o cirurgião de cabeça e pescoço não trata todas as doenças dessa região. Veja se esse é o seu caso para evitar que você perca tempo indo no especialista errado!

  1. Dor de cabeça – quem trata é o neurologista

  2. Dor no pescoço – se a dor for na parte de trás, provavelmente é um caso para ser avaliado por um ortopedista especialista em coluna. Se houver nódulos cervicais, deve ser um caso para o cirurgião de cabeça e pescoço

  3. Doenças do ouvido, nariz e garganta – na maioria das vezes quem trata é o otorrinolaringologista. Quando houver suspeita de câncer nesses órgãos haverá necessidade de avaliação pelo cirurgião de cabeça e pescoço

  4. Feridas na boca – lesões que persistem por menos de 15 dias, quando recorrentes, devem ser avaliadas pelo estomatologista – especialidade da odontologia que trata as lesões benignas da boca

  5. Fraturas de maxila, mandíbula ou outros ossos da face – quem trata é o cirurgião buco-maxilo-facial,especialidade da odontologia

  6. Tumores cerebrais –quem trata é o neurocirurgião. Alguns casos raros de meningioma da base do crânio ou tumores do osso temporal podem necessitar de abordagem conjunta do neurocirurgião e do cirurgião de cabeça e pescoço

  7. Doenças funcionais da tireóide – hipotireoidismo ou hipertireoidismo, se não houver nenhum nódulo na tireóide, o acompanhamento deve ser feito inicialmente com um endocrinologista



Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet  fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar  informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.  Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser  marcar uma consulta comigo, clique aqui. 

Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo