• Jônatas Catunda de Freitas

Câncer de Boca

Você sabia que o câncer de boca é o tipo de Câncer mais frequente na região da cabeça e pescoço? Uma doença tão comum deveria ser mais conhecida, pois é facilmente curável se descoberta nos estágio iniciais.

É o 5o câncer mais frequente no homem, atrás do câncer de próstata, pulmão, estômago e cólon. Quais são os fatores de risco do câncer de boca?

Acomete homens com mais de 50 anos e fumantes – o cigarro é o principal fator de risco. A bebida também é um fator de risco importante e quando juntos, bebida e cigarro, os risco de ter câncer de boca são altíssimos.

Quais são os sintomas do câncer de boca?

O principal sintoma é uma ferida que não cicatriza por mais de 15 dias, principalmente na língua, no assoalho da boca embaixo da língua e nas gengivas. Pode causar também dificuldade ou dor para engolir, engasgos, sangramentos, dificuldade em abrir a boca, caroços na face ou no pescoço.

Como dar o diagnóstico de câncer de boca?

O principal exame é a oroscopia – examinar a cavidade oral com uma uma fonte de luz, como uma lanterna de celular. Um exame super barato e acessível, se comparado aos exames necessários para diagnosticar os outros cânceres, como a endoscopia e a colonoscopia.

Apesar de a cavidade oral ser fácil de examinar, mais de 70% dos casos chegam muito tarde, em estágio avançado. São vários motivos. Demora do paciente em procurar ajuda por conta do medo, desconhecimento dos profissionais de saúde, sistema público ineficiente… Mas acredito que o principal motivo seja a desinformação generalizada! Ninguém conhece essa doença!

Para confirmar o diagnóstico, é necessário uma biopsia da lesão. E para planejar o tratamento é necessário tomografia da face e pescoço para estadiar a doença e saber o grau de invasão da lesão e a presença de metástases linfonodais no pescoço.

Como é o tratamento do câncer de boca?

A principal modalidade de tratamento é a cirurgia. Em estágios iniciais, quando as lesões são descobertas ainda bem pequenas, a cirurgia é pequena – apenas com anestesia local sem necessidade de internação ou de qualquer tratamento adicional, com chances de cura maiores que 90%.

Nos estágios avançados, tudo é mais complicado e as chances diminuem. É uma doença agressiva que exige tratamento agressivo, como retirada de toda a língua, retirada da mandíbula, radioterapia e quimioterapia após a cirurgia.

Prognóstico do câncer de boca

Mesmo casos avançados podem ter boas taxas de cura se o paciente aderir ao tratamento e parar de fumar. Casos iniciais, a chance de cura em 5 anos é maior que 90%. Casos avançados, 60% estarão vivos em 5 anos – a minha luta é trazer o paciente para esse grupo sobrevivente.



Sobre o site drtireoide.com

Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet  fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar  informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem.  Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser  marcar uma consulta comigo, clique aqui. 

Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo