top of page
  • Foto do escritorJônatas Catunda de Freitas

Tireoglobulina: Um Exame Vital no Câncer de Tireoide

A tireoglobulina é um exame fundamental no diagnóstico e acompanhamento do câncer de tireoide. Após o tratamento, este exame é utilizado para verificar se a doença está sob controle ou se houve uma recidiva. Embora o câncer de tireoide possa ser tratado com relativa facilidade, existe o risco de recidiva.


A recidiva pode ocorrer meses ou anos após a cirurgia, onde o câncer se espalha para linfonodos próximos à tireoide. A chance de recidiva depende do estadiamento do caso, com pacientes mais jovens com nódulos pequenos tendo um prognóstico mais positivo.


A tireoglobulina é uma proteína produzida pelas células foliculares da tireoide, que são as células responsáveis pelo surgimento do câncer folicular e papilífero. No caso de uma tireoidectomia total, a tireoglobulina deve cair rapidamente após a cirurgia e permanecer baixa. No entanto, se a tireoglobulina começar a subir, isso pode indicar uma recidiva. Quanto maior a recidiva, maior a quantidade de tireoglobulina produzida.


Este exame é importante, pois ao detectar uma subida na tireoglobulina, pode ser necessário procurar mais informações sobre a saúde do paciente, como exames adicionais ou uma nova cirurgia. Além disso, em alguns casos, o paciente pode ter sido submetido a uma cirurgia sem antes ter sido identificado o comprometimento de linfonodos, o que pode afetar o prognóstico da doença.


Conclusão: A tireoglobulina é uma ferramenta vital no diagnóstico e acompanhamento do câncer de tireoide. É importante que pacientes com suspeita de câncer de tireoide realizem este exame regularmente para garantir que a doença esteja sob controle e prevenir recidivas. Além disso, é importante que pacientes sejam submetidos a exames adicionais, como o ultrassom cervical, antes da cirurgia para garantir uma avaliação completa da doença.




Dr. Jônatas Catunda


Cirurgião de cabeça e pescoço, especialista em tireoide. Formado pela Universidade Federal do Ceará, professor universitário, mestrado em cirurgia pela UFC, doutorando em cirurgia pela UFC

CRM 14951 RQE 8522

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page