Vídeos sobre Nódulos na tireóide

O que são esses nódulos? Quais os riscos? Quais os sintomas? Qual o tratamento? Precisa fazer a punção biópsia? Precisa fazer cirurgia?

Os nódulos tireoidianos são lesões (caroços) que aparecem dentro da glândula e são muito comuns. Ainda não se sabe a causa. Estima-se que 1/3 das mulheres adultas tenham nódulos. E a incidência aumenta com a idade. As pesquisas mostram que se você fizer um ultrassom de rastreio em todas pessoas acima de 50 anos, metade delas descobrirá um ou mais nódulos tireoidianos. E com o avanço da tecnologia, a qualidade do ultrassom aumenta e detecta nódulos cada vez menores.

A maioria dos nódulos, mais de 90%, são benignos – não são câncer, não vão matar. Muitos deles não vão nem crescer. Mesmo se forem malignos, o tratamento é bastante eficaz – através da cirurgia da tireóide, a tireoidectomia total ou parcial, consegue atingir chances de cura são muito boas! Quanto aos sintomas dos nódulos, a maioria dos nódulos são assintomáticos!

Não causam NENHUM sintoma. Isso depende do tamanho do nódulo – quanto maior ele for, maior a chance de comprimir estruturas ao redor, como a traquéia e o esôfago, causando entalo ou engasgos. Porém isso só ocorre em nódulos volumosos, com mais de 4cm. Em nódulos menores alguns pacientes apresentam esses sintomas mas a causa pode ser outra – como doença do refluxo ou mesmo ansiedade.

A maioria dos nódulos são nódulos frios, não produtores de hormônios, por isso não costumam causar sintomas sistêmicos como perda de peso, queda de cabelo, palpitações.

subscribe

Inscreva-se no canal!

»

O que você precisa saber sobre nódulo na tireóide | Dr Jônatas Catunda